24 de abr de 2010

Panorâmica de prédios históricos de Porto Alegre

Clica na imagem para ampliá-la.

O Centro histórico de Porto Alegre possui edifícios de arquitetura exuberante. Entre eles, encontram-se vários prédios históricos do Comando Militar do Sul, o 3º Exército. O prédio da 8ª Circunscrição de Serviço Militar (8ª CSM) é uma dessas edificações e é o primeiro prédio da esquerda para a direita na imagem panorâmica.
A construção do prédio em estilo neoclássico simplificado data de 1828. Já foi utilizado como residência do Inspetor de Trem, do Ajudante, guardou o Trem de Guerra, o Arsenal de Guerra do Rio Grande do Sul (1829), o Arsenal de Guerra de Porto Alegre (1851). Transformado no Estabelecimento Regional de Fardamento, Equipamento e Arreamento em 1924, até 1935, quando passou a ser destinado ao Estabelecimento Regional de Material de Intendência. Em 1974 abrigou o Depósito Regional de Material de Intendência. Hoje serve como sede da 8ª Circunscrição de Serviço Militar, da Companhia do Comando Militar do Sul, da Seção de Inativos e Pensionistas e Almoxarifado da 3ª Região Militar.
A Igreja Nossa Senhora das Dores é a igreja mais antiga da cidade ainda existente, tendo sua pedra fundamental lançada em 02 de fevereiro de 1807. Em 24 de outubro de 1823 foi criada a nova Paróquia como sede na Igreja das Dores. Em 1833 reiniciou-se a construção da mesma. A capela-mor ficou pronta em 1846, sendo a igreja concluída apenas em 1906. O prédio apresenta arquitetura nos estilos barroco e rococó. A imponência da arquitetura é favorecida por uma escadaria com sessenta degraus. Apresenta três esculturas em sua fachada, representando a Esperança, a Caridade e a Fé. Foi tombada e declarada patrimônio histórico e artístico nacional em 1938.
O terceiro prédio da fotografia é o Antigo Quartel General do Exército, construído em estilo eclético a partir de 1906. A bela entrada principal encontra-se na esquina da Rua General Canabarro com a Rua dos Andradas. A construção apresenta um torreão circular com uma cúpula azul estrelada. O torreão é ornamentado com várias imagens simbólicas, entre elas se destacam os bustos de Júlio de Castilhos e do Marechal Deodoro da Fonseca.

Avaliar:

0 comentários:

 
Real Time Web Analytics